Vândalos tentam derrubar quarta torre de transmissão de energia elétrica
Foto: Agência Brasil/Arquivo
Foto: Agência Brasil/Arquivo
Tentativa de derrubada de mais uma torre de transmissão de energia por vândalos aconteceu nessa quinta-feira, 12, em Rio das Pedras, município da região de Piracicaba, interior de São Paulo.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)informou que o ato criminoso foi detectado às 14h27 e notificado ao Ministério de Minas e Energia (MME) e autoridades de segurança.
Segundo a Aneel, “não houve dano significativo nas instalações de transmissão e não ocorreu interrupção do fornecimento de transmissão de energia”.
A torre que é operada pela empresa Taesa apresentou, segundo autoridades, “claras evidências” de vandalismo com o objetivo de a derrubar. Ela transporta energia em alta voltagem para as cidades de Assis e Sumaré, também do interior paulista.
Apesar da retirada de elementos para a sustentação da torre, ela acabou não caindo como outras duas que sofreram ataques no último fim de semana. A Taesa está reparando o equipamento.
Entre a tarde de domingo, 8, e a madrugada de segunda-feira, 9, três torres de transmissão de energia foram derrubadas. Uma no Paraná e duas em Rondônia.
Em outras três no Paraná, sinais apontavam “sabotagem” e “vandalismo”. Todos as ocorrências se deram horas após as invasões às sedes dos Três Poderes em Brasília.