Morre Marco Weissheimer
Foto: Sul21
Foto: Sul21
O filósofo e jornalista Marco Weissheimer faleceu neste sábado, 18, aos 60 anos, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, onde há mais de dois anos enfrentava um melanoma. O cerimonial de despedida e homenagens será realizado neste domingo, 19, entre 13h e 18h, na Angelus (Av. Porto Alegre, 320 – Azenha).
Bacharel e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Weissheimer era repórter e editor do site de jornalismo Sul21 e colunista do jornal Extra Classe, espaço dedicado para a análise dos principais aspectos políticos do estado e do país.
Marco Weissheimer é autor dos livros Bolsa Família – Avanços, Limites e Possibilidades do programa que está transformando a vida de milhões de famílias no Brasil (São Paulo, Editora Fundação Perseu Abramo, 2006) e Governar na Crise. Um olhar sobre o governo Tarso Genro (Porto Alegre, Libretos, 2017).
O jornalista também tem artigos publicados em vários livros, entre eles Golpe 16 (vários autores, organizado por Renato Rovai – São Paulo: Editora Fórum, 2016), e Enciclopédia do golpe – Vol. II, O papel da mídia (São Paulo. Projeto Editorial Práxis, 2018).
Weissheimer trabalhava com mídias digitais desde 2001, quando a Agencia Carta Maior foi lançada na primeira edição do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Período em que ele também foi tradutor e editor das primeiras edições em português do Le Monde Diplomatique. Em 2005, criou e editou o blog RS Urgente em 2005.
O jornalista tinha entre suas causas a ciência e a tecnologia, a cultura e as artes, o meio ambiente, política, proteção animal e saúde.
Mesmo durante seu tratamento seguiu trabalhando e tecendo textos aprofundados sobre cultura, filosofia, política e sociedade. Especialmente sobre questões políticas, de meio ambiente, com foco nos rumos da cidade, do estado e do país. Usava sua coluna para analisar a realidade brasileira sob influência do conservadorismo e à mercê dos discursos de ódio.
“Uma perda imensa”, destaca Valéria Ochôa, editora-chefe do jornal Extra Classe. “Weissheimer era um grande jornalista, grande parceiro na luta em defesa da democracia e um grande amigo. Integrava a equipe do Extra Classe desde 2004. Estamos consternados com sua morte”.