JUSTIÇA

Reportagens publicadas por estudantes de Jornalismo da Unisinos no Extra Classe ganham Prêmio Themis

Série sobre reciclagem de resíduos na Grande Porto Alegre conquista segundo lugar na categoria Universitária
Por Gilson Camargo / Publicado em 2 de dezembro de 2024
Reportagens publicadas por estudantes de Jornalismo da Unisinos no Extra Classe ganham Prêmio Themis

Foto: Eduardo Nichele/ TJRS

A premiação, iniciativa do Conselho de Comunicação Social do TJRS, com realização da Direção de Comunicação Social (DICOM), tem o objetivo de reconhecer produções jornalísticas que destaquem as boas práticas do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul

Foto: Eduardo Nichele/ TJRS

Os estudantes do curso de Jornalismo da Unisinos Larissa Schneider, Lucas Kominkiewicz e Nathalia Jung foram premiados com o segundo lugar na categoria Universitária do 4º Prêmio Themis de Jornalismo – Poder Judiciário, promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 28 de novembro no auditório do TJRS. As reportagens premiadas foram publicadas em julho e agosto no Jornal Extra Classe. O trabalho é resultado de investigações e cruzamentos de dados públicos e mostra o descaso, abandono e falta de transparência em relação à reciclagem de resíduos na Região Metropolitana Coleta seletiva às cegas na região mais populosa do estado foi publicada em 29 de julho e Falta transparência nas informações da coleta de resíduos sólidos pelas prefeituras no dia 7 de agosto deste ano.

No ano passado, reportagens produzidas por alunos da mesma disciplina da Unisinos foram premiados na 3ª edição do Themis por uma série de reportagens sobre violência obstétrica e mulheres encarceradas.

Jornalismo investigativo e de dados

A publicação de reportagens investigativas produzidas pelos estudantes de jornalismo da Unisinos sob a supervisão da professora Luciana Kraemer é resultado de um Termo de Cooperação firmado entre o Extra Classe e a universidade em 2022.

A professora destacou que a premiação “valoriza o produto jornalístico” em um momento tão difícil do ponto de vista de mercado, das disputas pela informação de qualidade. “Um prêmio que valoriza o jornalismo é um grande ganho para todo mundo”, avalia Luciana. Segundo ela, a metodologia incentiva os estudantes de jornalismo a exercer a profissão com independência, autonomia e a apresentação ao leitor das comprovações do que é apurado ao longo da matéria. “Nessa metodologia, se sobressaem a concisão, a objetividade, a ideia de apresentar fato e comprovação para toda e qualquer sentença que esteja colocada na matéria, toda frase, tudo que é dito precisa comprovação para o leitor, seja através de um hiperlink, de um dado que foi buscado, é muito importante que haja transparência”, explica.

O primeiro lugar na categoria Universitária do Prêmio Themis ficou com Susana Tesch e equipe, da Fabico, da Ufrgs; e o terceiro, com Arthur Alves, da UniRitter. Confira os premiados em todas as categorias.

Comentários