Reportagens publicadas por estudantes de Jornalismo da Unisinos no Extra Classe ganham Prêmio Themis
Foto: Eduardo Nichele/ TJRS
Os estudantes do curso de Jornalismo da Unisinos Larissa Schneider, Lucas Kominkiewicz e Nathalia Jung foram premiados com o segundo lugar na categoria Universitária do 4º Prêmio Themis de Jornalismo – Poder Judiciário, promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).
A cerimônia de premiação foi realizada no dia 28 de novembro no auditório do TJRS. As reportagens premiadas foram publicadas em julho e agosto no Jornal Extra Classe. O trabalho é resultado de investigações e cruzamentos de dados públicos e mostra o descaso, abandono e falta de transparência em relação à reciclagem de resíduos na Região Metropolitana Coleta seletiva às cegas na região mais populosa do estado foi publicada em 29 de julho e Falta transparência nas informações da coleta de resíduos sólidos pelas prefeituras no dia 7 de agosto deste ano.
No ano passado, reportagens produzidas por alunos da mesma disciplina da Unisinos foram premiados na 3ª edição do Themis por uma série de reportagens sobre violência obstétrica e mulheres encarceradas.
Jornalismo investigativo e de dados
A publicação de reportagens investigativas produzidas pelos estudantes de jornalismo da Unisinos sob a supervisão da professora Luciana Kraemer é resultado de um Termo de Cooperação firmado entre o Extra Classe e a universidade em 2022.
A professora destacou que a premiação “valoriza o produto jornalístico” em um momento tão difícil do ponto de vista de mercado, das disputas pela informação de qualidade. “Um prêmio que valoriza o jornalismo é um grande ganho para todo mundo”, avalia Luciana. Segundo ela, a metodologia incentiva os estudantes de jornalismo a exercer a profissão com independência, autonomia e a apresentação ao leitor das comprovações do que é apurado ao longo da matéria. “Nessa metodologia, se sobressaem a concisão, a objetividade, a ideia de apresentar fato e comprovação para toda e qualquer sentença que esteja colocada na matéria, toda frase, tudo que é dito precisa comprovação para o leitor, seja através de um hiperlink, de um dado que foi buscado, é muito importante que haja transparência”, explica.
O primeiro lugar na categoria Universitária do Prêmio Themis ficou com Susana Tesch e equipe, da Fabico, da Ufrgs; e o terceiro, com Arthur Alves, da UniRitter. Confira os premiados em todas as categorias.