MOVIMENTO

O metalúrgico Sérgio Nobre foi reeleito presidente da CUT

Além da eleição da nova direção, foram criadas quatro novas secretarias: Economia Solidária; LGBTQIA+, Transporte e Logística; e Aposentados, Pensionistas e Idosos
Da Redação / Publicado em 23 de outubro de 2023

O metalúrgico Sérgio Nobre foi reeleito presidente da CUT

Foto: Adonis Aguire/Cut

Foto: Adonis Aguire/Cut

Na noite do sábado, 21, durante o 14° Congresso Nacional da CUT (Concut), foi eleita a nova diretoria executiva da Central Única dos Trabalhadores (CUT). No ano em que a Central comemora seus 40 anos, Sérgio Nobre, metalúrgico do ABC, foi reeleito para a presidência. Ele dirigirá a maior central sindical da América Latina até 2027.

Presente em todos os ramos de atividade econômica do país, a CUT se consolida como a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo, com 3. 806 entidades filiadas, 7.847.077 trabalhadoras e trabalhadores associados e 23.981.044 trabalhadoras e trabalhadores na base.

A vice-presidência ficará com a bancária Juvandia Moreira, que também é presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A Secretaria-Geral estará sob o comando do representante do ramo químico, Renato Zulato. Foram criadas quatro novas secretarias: Economia Solidária; LGBTQIA+, Transporte e Logística; e Aposentados, Pensionistas e Idosos.

No encerramento, neste domingo, 22 Sérgio Nobre, reeleito presidente, voltou a agradecer os cerca de dois mil delegados e delegadas que compareceram ao 14º Concut, realizado de quinta a domingo, no Expo Center Norte, em São Paulo.

“Quero desejar um bom retorno a todas as delegações e, com certeza, a gente vai se encontrar esse ano que vem nas muitas lutas que nós vamos fazer nas ruas e vamos para Brasília fazer a grande marcha que a gente aprovou aqui. Um grande abraço, companheiros e companheiras”.

O Concut teve participação de mais de dois mil delegados e delegadas de todo país e cerca de 200 convidados internacionais oriundos da Europa, África, Ásia e as Américas Latina e do Sul,

“É uma grande responsabilidade para os novos que estão entrando, mas “todos são muito tarimbados, qualificados para representar a nossa central nesse período. Quero dizer a todos vocês que nós vamos buscar conquistar aquilo que nós debatemos aqui, a mudança no nosso modelo sindical para proteger 100% da classe trabalhadora, de investir pesado nas brigadas digitais, investir pesado na criação dos comitês de luta e tenho certeza que nós em 2026 vamos ajudar muito a reeleger o nosso presidente Lula, pela quarta vez no nosso país, para que possamos seguir com democracia, com justiça social e a classe trabalhadora no centro. E tenho certeza que no 15º Congresso Nacional da CUT essa direção vai deixar um legado de luta, de vitórias para a próxima geração”, finalizou.

Quem é Sergio Nobre, presidente da CUT

Sérgio Nobre tem 54 anos, nasceu em 10 de março de 1965, em São Paulo, e mora há 37 anos em São Bernardo do Campo, onde iniciou a sua trajetória no movimento sindical como trabalhador metalúrgico.

Em 1980, ainda aprendiz do Senai, ingressou na Scania. Seis anos depois começou a trabalhar na Mercedes-Benz, onde está ativo até hoje. Na montadora, foi eleito à CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e, posteriormente, à Comissão de Fábrica, instância que coordenou por dois mandatos seguidos. Também coordenou o Setor Automotivo da CNM-CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos).

Foi eleito e reeleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em 2008 e 2011, respectivamente. Antes, coordenou a Regional Diadema e a Secretaria de Organização. Integrou Conselhos e instâncias tripartites criados nos governos Lula e Dilma como representante da classe trabalhadora.

É coautor do livro “Leitura nas Fábricas” (2011), sobre programa pioneiro de bibliotecas nas fábricas da base do SMABC para incentivar a leitura nos locais de trabalho. Assina com livro coletivo “Nosso Século XXI”, com texto sobre o movimento sindical. É um dos 38 sócios-fundadores do Instituto Lula.

É graduado em Relações Internacionais pela Fundação Santo André, turma de 2009. Casado e pai de dois filhos, tem uma neta e um neto.

Comentários