Seminário de Política e Diversidade da CUT/RS acontece no próximo sábado
Foto: CUT-RS/Divulgação
Foto: CUT-RS/Divulgação
O 1º Seminário Política & Diversidade da CUT/RS ocorrerá no dia 7 de dezembro, da 9 h às 17h, no auditório do Cpers/Sindicato, Av. Alberto Bins, 480, Porto Alegre, para debater a luta pelos direitos fundamentais das pessoas LGBTQIA+ nas categorias e sindicatos que compõem o movimento sindical, em especial a Central Única dos Trabalhadores. De acordo com Erlon Schüller, dirigente sindical e coordenador do coletivo LGBTQIA+ da CUT-RS, o evento é preparativo à 27ª Parada Livre, que ocorre no domingo, 8, além de se somar às atividades alusivas ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, que será celebrado no próximo dia 10 de dezembro.
Dentro da programação serão tratados três temas: os avanços no direito homoafetivo, saúde mental e diversidade sexual e de gênero e Movimento Sindical e Diversidades – uma análise sobre a sobreposição de opressões.
Sobre direito homoafetivo, falará o advogado Vagner Oliveira. Advogado, especialista no assunto e Pós-Graduado em Processo Civil, Secretário-Geral comissão da diversidade sexual e gênero da OAB/RS.
Para a questão da saúde mental e diversidade, foi convidado o psicólogo Jean Ícaro, mestre em Psicologia Social e Doutorando em Psicologia (Ufrgs). Ele é autor de Cura Gay, não há cura para o que não é doença.
No ponto de pauta, Movimento Sindical e Diversidades terá participação de Naiara Malavolta, sindicalista do Sintrajufe-RS, militante lésbica feminista da Rede LesBi Brasil – Rede de Ativistas e Pesquisadoras Lésbicas e Bissexuais e do NUDS – Núcleo de Diversidade Sexual do Judiciário Federal.
O evento também contará com a presença da vereadora eleita, Natasha Ferreira e da diretora do Sintrajufe/RS Roberta Liana Vieira.
O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci destaca a importância do Seminário para a classe trabalhadora. “Será um dia muito importante de debates, porque nós precisamos que essa questão faça parte da luta da classe trabalhadora. Trata-se de uma temática necessária e fundamental para a superação das nossas injustiças, para o combate às desigualdades, para o respeito à pessoa humana e para que a luta da classe trabalhadora seja uma luta civilizatória de avanços e de conquista de direitos”, pondera.
A 27ª Parada Livre será realizada no Parque Farroupilha (Redenção) a partir do meio dia tem como tema Stonewall para sempre! Ditadura nunca mais! Somos filhas da luta! Leia o manifesto.