Ilustração: Rafael Sica
Ilustração: Rafael Sica
E se espalharam por vales de moléstias e planícies manchadas até surgir o clã Dupont, que gerouDetefon, que gerou Tugon e Baygon, e este gerouAvon e Revlon, que gerou Koleston e Wellaton, que geraram Teflon, que nasceu estéril. E por onde passaram os filhos e os filhos de seus filhos, a superfície não era tão repugnante, e o fedor cheirava a novo.
E para prover o asseio iniciado veio Vasenol, que gerou Varsol, Rodasol e Castrol, que gerou Odol eLimpol, que gerou Ariel, que gerou L´oreal, que gerou clones. Da montanha ao campo, Ele viu que tudo tinha outra cor e olor.
E na pressa em ver a assepsia do Seu reino, Ele aceitou Gasolina, que gerou Querosene e Naftalina, que gerou Havoline e Valvoline, que geraram Creolina e Clorofina, que gerou Listerine e Dentyne, que geraram bate-bocas.
Eis que a rapidez clareava quase tudo, mas nem tudo era agradável como antes.
E outras gerações frutificaram e se multiplicaram, e assim chegou Flit, que gerou Loctite, que gerou os gêmeos Brasso e Silvo, que se uniram a Lever, que gerou Veja, Vim e Minerva, que geraram fortunas. E viu Ele que os lodos e as nódoas milenares ainda contaminavam as áreas habitadas, embora agora alvejadas.
E para acabar com as porcarias e o mau cheiro, Ele recebeu Neocid, que gerou a Tide e Odd, que gerouRaid e Glade, que tentaram purificar o ar empesteado. E dessa vez Ele nem desceu para aspirar a faxina.
E a faina ganhou o poder de Rinso, que deixou Modess porque era infértil, e com Qboa gerou Palmolive eLifebuoy, que gerou Lisoform, que gerou Gillette, que se juntou a Omo e adotaram Ace e Axe, e Nívea que foi morar com Rexona e adotaram Dove e Autan. E como as bactérias também resplandeciam de felicidade, Ele espumou como os rios.
E por fim foi igual na vez de Colgate, que gerou Crest, que gerou Closeup, que gerou Harpic, que gerouComfort, que gerou Fofo, que só gerou rinite. Até hoje Ele funga.
E ao ver que higiene se tornou praga entre as pragas, Ele cogita: talvez a saída seja deter gente.