Inertial. Estrondoso sucesso mundial. Cada vez que alguém não o baixa, tudo fica como está, nem mesmo a citação eppur si muove é citada. Muito utilizado para produzir obras inacabadas, de sinfonias a romances. Com Inertial, adiar fica no piloto automático: você simplesmente deixa tudo não para amanhã, mas encaminha direto para depois de amanhã.
Ignara Mass. Para quem detesta ler msg, posts, emails e tuites com erros gramaticais, este software caiu do céu. É um filtro que detecta falhas culturais, evita que textos ignorantes encham o nosso saco. As mensagens nem chegam à caixa de entrada, ficam retidas na lixeira. Seria perfeita mão na roda se fizesse o mesmo com clichês. Só nesse parágrafo há três.
Ilustração: Rafael Sica
Ilustração: Rafael Sica
Excess. Criado para proteger você de si mesmo, que não controla mais o vício de baixar aplicativos de todo tipo, úteis ou inúteis. Excess é tão eficiente que impede até mesmo a gente baixar uma versão atualizada do próprio Excess!
GoWalk. Um programete que não chama táxi nenhum. Nem vans, limusines, charrete, moto ou bike. Basta implantar um microchip sob a pele da mão e aí, toda vez que você tentar tocar na tela de um aplicativo para chamar um transporte, pequenos choques farão você recuar da intenção. Resultado: você fará tudo a pé daí em diante. O problema é que a EPTC é contra essa alternativa aos táxis, o que torna o GoWalk mais chocante.
Bummm! Aplicativo que simula um atentado. Guiado por algoritmos, o software calcula as probabilidades de um fanático ensandecido estar nas nossas imediações com explosivos no corpo. Se as chances forem altas, seu celular explode primeiro. Isso, pelas estatísticas, inibiria atentados maiores nas proximidades. Lógico que só funciona com usuários paranoicos portadores de pré-pagos.
FakeSamu. Inspira-se claramente no Uber. Porém, em vez de um bem-vindo e inovador táxi, o que vem ao seu encontro é uma ambulância com médico clandestino a bordo (possui diploma verdadeiro de uma universidade falsa). O serviço FakeSamu é tão sofisticado que inclui receita com CRM clonado e medicamentos falsificados. Ao contrário dos Ecossalva, porém, pelo menos atende.