Capa: Reprodução
Capa: Reprodução
Como em uma ficção do cinema, nossas tragédias sempre começam com um governante negacionista, que vira as costas para os alertas de um cientista.
Poderíamos ter aprendido com as recentes catástrofes, por exemplo, a entender melhor nosso papel no mundo ou, quem sabe, rever nossos modos de produção e consumo cada vez mais insustentáveis. Mas não foi isso que ocorreu, pois seria mais urgente um retorno a alguma normalidade e não de apontar culpados, como disseram os culpados. “Esse não seria um caminho certo para alimentar novas tragédias em futuro próximo?”, indaga Weissheimer.
Na matéria de capa desta edição, o Extra Classe investigou o que está sendo feito por gestores públicos e pela sociedade organizada para enfrentar a grande ressaca que virá depois dos eventos climáticos extremos que agora estão batendo à porta dos gaúchos.
Os efeitos do aquecimento global estão aí para quem quiser perceber; há muito tempo, mas com mais intensidade e localmente a partir dos ciclones de 2023 e da enchente de 2024 que devastaram o estado. Afinal, a ciência vem alertando à exaustão que, depois das catástrofes climáticas, o país pode mergulhar em uma era de escassez.
Apesar de tudo, os apelos por medidas de prevenção em relação a essas consequências e que passam por políticas públicas e de regeneração ambiental regionais, entre outras, não estão se traduzindo em ações concretas.
Nesta edição impressa, o Extra Classe fecha o ano de 2024 trazendo para o debate outros temas, com reportagens sobre saúde mental, educação financeira, literatura; e um bate-papo com o criador do E-farsas, a primeira agência de checagem de fatos do país. Gilmar Lopes fala nesta entrevista sobre seu novo livro, Caçador de Mentiras, no qual desmascara as inverdades contadas por determinados influenciadores digitais para vender cursos e falsas receitas de prosperidade.
Confira também: Arte +, Luis Fernando Verissimo, Marcos Rolim, Marco Weissheimer, Fraga, Edgar Vasques, Rafael Corrêa e Santiago.
Boa leitura!