Oposição a Melo vence eleição para o Conselho do Plano Diretor de Porto Alegre
Foto: Stela Pastore
O processo de eleição dos novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (CMDUA) para o biênio 2024/2025 começou na noite de terça-feira, 9, com a vitória da chapa 1 para a Região de Planejamento 1 (bairros Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília e Santana).
Ligada a movimentos sociais críticos às políticas urbanas do prefeito Sebastião Melo (MDB) e encabeçada pelo advogado Felisberto Luisi, um notório opositor do que chama “política de aliança do governo com o setor imobiliário”, a chapa registrava em seus materiais de campanha que o futuro da capital gaúcha “passa pelo Conselho do Plano Diretor” e alcançou 59,72% dos 1.577 votos que foram depositados nas urnas disponibilizadas na Câmara de Vereadores do município.
Um processo eleitoral que, segundo o jornalista Celso Augusto Schröder, chegou à beira da desumanidade devido à desorganização do pleito.
“Espremeram todo mundo em duas, três salas, em um calor infernal com a ideia de fazer um processo apressado de três horas, mas que, com as pessoas se dando conta de que, na realidade, era uma armadilha para desestimular a participação, se encerrou por volta da uma hora da madrugada”, relata Schröder.
Sinalização
Foto: Stela Pastore
Na abertura das eleições para o CMDUA, a Chapa vitoriosa de Felisberto Luisi contabilizou 941 votos contra 636 da chapa 2, de Kleber Sobrinho.
Foi até agora a maior votação da história para a composição de um conselho responsável pela discussão do Plano Diretor de Porto Alegre em uma região de planejamento.
Para se ter uma ideia, em 2018 foram 316 votantes na mesma região. A participação neste ano aumentou 398,73%.
Para Luisi, a vitória foi importante porque sinaliza que a região que compõe o considerado “centro estendido” de Porto Alegre não concorda com a cidade que tem sido construído até agora.
“É uma sinalização de que queremos uma cidade para a sua população, não só um grande ambiente de negócios, como tem sido ultimamente”, afirma Sobrinho.
As eleições para o Conselho do Plano Diretor contemplam oito regiões de planejamento da Capital e vão até 6 de fevereiro.
As demais regiões do CMDUA e suas datas de votação
11 de janeiro Região de Planejamento 2 Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antônio Giúdice – Rua Dr. Caio Brandão de Mello, 1, Humaitá Horário: das 17h às 20h.
16 de janeiro Região de Planejamento 3 Local: Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) – Vida Centro Humanístico- Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, Costa e Silva Horário: das 17h às 20h.
18 de janeiro Região de Planejamento 4 Local: Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar) – Estrada Antônio Severino, 1493, Rubem Berta Horário: das 17h às 20h.
23 de janeiro Região de Planejamento 5 Local: Postão da Cruzeiro (Centro de Saúde Vila dos Comerciários) – Rua Moab Caldas, 400, Santa Tereza Horário: das 17h às 20h.
25 de janeiro Região de Planejamento 6 Local: Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam) – Rua Arroio Grande, 50, Cavalhada Horário: das 17h às 20h.
30 de janeiro Região de Planejamento 7 Local: Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA) – Estrada João de Oliveira Remião, 4444, Lomba do Pinheiro Horário: das 17h às 20h.
6 de fevereiro Região de Planejamento 8 Local: Centro de Promoção da Infância e Juventude (CPIJ) – Rua Mississipi, 130, Restinga Horário: das 17h às 20h.