Ministério da Saúde pedirá a médicos cubanos que voltem ao Brasil para combater coronavírus

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Médicos cubanos serão reconvocados pelo Ministério da Saúde para reforçar atendimento em todo o país
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Na noite de domingo, 15, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou em entrevista ao canal GloboNews de TV paga que o Ministério da Saúde “reconvocará todos médicos cubanos que participaram do programa Mais Médicos para ajudar a controlar a epidemia do novo coronavírus”. Ao todo serão cinco mil médicos que serão distribuídos em todo o país.
Segundo Gabbardo, também serão chamados estudantes de medicina que já iniciaram o sexto ano de curso e médicos aposentados para atuar na atenção básica de saúde.

Foto: Reprodução/Videoweb
Foto: Reprodução/Videoweb
O secretário também afirmou que a medida é para ajudar a repor parte da mão de obra médica que se perde durante o trabalho, já que os médicos também sofrem com a contaminação.
“Cerca de 40% dos médicos na Itália foram contaminados, ou seja, esses profissionais foram perdidos para a doença e outros precisaram ser repostos. A gente perde no transcorrer da doença. Mesmo que os sintomas deles sejam leves, eles têm que ser isolados para não ficar transmitindo a doença para os seus pacientes”, concluiu.