SAÚDE

Transplante de órgãos é tema de seminário internacional de enfermagem

XI Seminário Internacional de Enfermagem da Universidade Feevale ocorre nesta sexta e sábado, 23 e 24, reunindo centenas de profissionais
Por Bárbara Neves / Publicado em 22 de agosto de 2024
Transplante de órgãos é tema de seminário internacional de enfermagem

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

O tema da doação de órgãos está sendo enfatizada nesta edição porque 70% das equipes que atuam nessa área são compostas por profissionais da enfermagem. O Brasil é o segundo mais que mais transplanta no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e mantém o maior sistema público de transplantes. O Rio Grande do Sul é um dos estados que transplanta todos os órgãos

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

“A enfermagem na captação, doação e transplante de órgãos e tecidos” é o tema do XI Seminário Internacional de Enfermagem da Universidade Feevale que ocorre nesta sexta e sábado, 23 e 24, com a presença de profissionais da saúde e público em geral.

Participam transplantadores, transplantados, famílias doadoras, coordenadores de Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) entre outros. O nefrologista e chefe dos Serviços de Transplantes da Santa Casa, Valter Garcia,  a transplantada de pulmão, Anália Goretti, a coordenadora da Central de Transplantes do RS, Sandra Coccaro, a biomédica do Banco de Tecidos da Santa Casa, Suyan Gehlm estão entre as palestrantes.

O evento promove a conscientização e educação sobre a importância da captação, doação e transplante de órgãos e tecidos buscando sensibilizar os profissionais de enfermagem debatendo os desafios e avanços para maior  eficiência e eficácia nos processos.

O tema da doação de órgãos está sendo enfatizada nesta edição porque 70% das equipes que atuam nessa área são compostas por profissionais da enfermagem. O Brasil é o segundo mais que mais transplanta no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e mantém o maior sistema público de transplantes. O Rio Grande do Sul é um dos estados que transplanta todos os órgãos.

Corrida contra o tempo

O seminário é promovido pela Feevale e pela Fundação Ecarta. O projeto Cultura Doadora será apresentado pelo presidente da Fundação Ecarta, Marcos Fuhr, nesta sexta-feira, 23/8, no painel que inicia às 20h30.

O projeto Cultura Doadora tem dialogado com as universidades para ampliar a abordagem da doação ao transplante nos currículos dos cursos da área da saúde, encontrando grande acolhimento na Feevale.

A Fundação Ecarta lançou no final de 2023 o livro-reportagem Corrida contra o tempo – O que compromete a doação de órgãos e a eficiência do sistema de transplantes no Brasil (Carta Editora, 248 páginas), mostrando um amplo panorama nacional e local deste procedimento que salva vidas, evidenciando as conquistas e gargalos do setor. Mais informações clicando aqui.

SERVIÇO
Data: 23 e 24 agosto 2024 – Sexta-feira, a partir das 18h30min até às 22h15min e sábado, das 9h15min às 17h
Local: Universidade Feevale – Câmpus II – RS-239, 2755 – Vila Nova, Novo Hamburgo – RS

Bárbara Neves é estagiária de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de Gilson Camargo.

Comentários